Header Ads

As Igrejas em Obra de Restauração no Brasil precisam ter uma visão sinóptica para poderem avançar

"Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação."
1 Coríntios 14:26

Pr. Elmir Guimarães Maia e Daniel Alves Pena
Este versículo me foi citado em São Paulo pelo Pastor Elmir Guimarães Maia em 29 de janeiro (2012).


Ternos uma visão sinóptica
     Evangelhos Sinópticos devido a conterem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma sequência, e algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura de palavras. Tal grau de paralelismo relativo ao conteúdo, narrativa, linguagem e estruturas das frases, somente pode ocorrer em uma literatura interdependente. Muitos estudiosos acreditam que esses evangelhos compartilham o mesmo ponto de vista e são claramente ligados entre si.

     Temos de convir que somente existe uma verdade e nenhum de nós está apto para ser o avalista da verdade quando se trata de pontos como visão doutrinaria, pois julgamos em causa própria, cada um defende sua convicção e não a verdade bíblica.
O que nos falta e ternos uma visão sinótica para sermos capazes de entender o que cada diferença representa para podermos caminharmos adiante rumo a Restauração que é um processo e não uma denominação.  Se existe um tronco ele precisa ser Yeshua (Jesus).

     Precisamos admitir, logo de início, que ninguém tem a palavra final sobre as datas mais importantes na história das Igrejas em Obra de Restauração no Brasil. Na verdade, a lista de Deus provavelmente, é bastante diferente de qualquer lista que possamos elaborar.
 
     Para mim, que tenho pouco tempo de militância posso afirmar que o maior acontecimento ainda esta por vir e já tem data marcada 02 de novembro de 2012, data em que será realizado o Jubileu da Obra em Restauração.
 
     Vou narrar alguns acontecimentos e logo estaremos com o mesmo pensamento diante de um fato tão glorioso.
Existem hoje na Obra em Restauração no Brasil quatro associação distintas que nunca estiveram juntas em nenhuma outra ocasião, mas a proposta do Jubileu será unir em um só lugar todos que fazem parte desta grande Obra.
Daniel Alves Pena, Pastores, Ademir e Paulo Roberto da AGIORB e Pr. Elielberth Falcão APOIORT


     O passo mais importante já foi dado, em reunião realizada em Indaiatuba, São Paulo no dia 28 de janeiro (2012) foi marcada a data do Jubileu para dia 02 de novembro de 2012 e tomada as decisões principais para assegurar a todos que será o maior evento na história da Obra em Restauração.
Tive a oportunidade de estar presente nesta reunião onde vi com meus olhos a AGIORB e a APOIORT unirem-se neste propósito glorioso.
 
     Não tenho a intenção de me colocar como juiz autorizado a decidir o que foi realmente importante na história da Obra em Restauração. Em vez disso, vou apresentar alguns fatos.
A Obra de Restauração no Brasil começa com a AGIORB e isso é fato inegável em nosso meio, logo após surgiu a APIMOBRART, a CIOR hoje CIMOR e a APOIORT.
Associações que vivem separadas mesmo sendo da Obra em Restauração.

     A separação se deu por divergências em pontos de visão doutrinárias e com isso ramificou uma obra que hoje se estivesse unida teria mais de 500 igrejas só no Brasil.
Se existe um momento crucial da Obra não poderá ser outro a não ser a aproximação de muitos a uma essência única.

     A Obra hoje tem muitos presidentes e acho eu que devemos devolver a Obra ao Espírito Santo de Deus e deixar que Cristo seja o nosso único e verdadeiro presidente.
Temos a bíblia como rega de fé e prática e por isso ela deve ser nosso manual e tudo que está na Obra e não tem raiz bíblica aos poucos será arrancado.
“Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.”
Mateus 15:13

     Para Deus, sua Obra não tem associações, tem apenas um povo forte e lindo que por convicções pessoais separaram-se, mas por pouco tempo.
Eu ainda acredito na Restauração e em nosso meio ela também precisa existir.
Vejo Deus fazendo alguns acertos nesta Obra e sei que no final o que ele tem preparado vai acontecer.

Deixo uma pergunta para todos pensarem:
Se nos relacionamos bem com outros ministérios porque somos tão intransigentes para nos relacionarmos com membros da mesma Obra? Todas de Bonsucesso, todas de véu, todas tem lava-pés.

“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.”  Mateus 12:25

Em Espírito.
Daniel Alves Pena

4 comentários:

  1. A paz do senhor.
    Meu nome é Jorge Luiz,Diácono da igreja em Capivari RJ.certa vez ouvir um grande homem de Deus dizer:Precisamos deixar o Espirito de Deus tomar denovo conta da igreja,pois homens se tem tornado detentores da obra do senhor,e em quanto isso acontecer nada dará certo.
    Por isso penso que nós das Igrejas em Obra de Restauração deveriamos deixar o Deus onipresente,onipotente,oniciente tomar conta das nossas Igrejas e não deixar homens assumirem o controle.
    Visto no livro de 1Samuel quando o povo deixou de lado o senhor e lhe pediram um Rei,o que aconteceu;voltemos aos tempos primitivos onde Deus regia a sua Igreja,Restauremos a nós mesmos.
    Fico muito feliz por essa iniciativa da AGIORB E APOIORT em ajuntarem todas as Igrejas irmãs.
    A PAZ DO SENHOR ATODOS.

    ResponderExcluir
  2. Irmão, A Paz De Deus.
    Concordo com tudo que você disse principalmente na parte quando fala:
    " Devemos devolver a Obra ao Espirito Santo De Deus e deixar que Cristo seja nosso Único e Verdadeiro presidente".
    Parabéns amigo Que Deus Abençoe muito vocês.
    Essa sim e Sabedoria Espiritual.

    ResponderExcluir
  3. Se existe um Pastor que represente o evangelho nos dias de hoje esse Pastor é SILAS MALAFAIA pois o que tem de "pastor pilantra" é uma tristeza. MAS A GRANDE TRIBULAÇÃO VIRÁ PARA DEIXA-LOS PARA TRAZ E SEREM LINXADOS PELO POVO.

    ResponderExcluir
  4. rsrsrsrs Vocês ativam essa análise de texto por saberem que o povo mete o malho na "obra" né???

    ResponderExcluir