Tzom Gedaliah
Tzom Gedaliah (Fast de Gedaliah) é um dia anual rápido instituída pelos sábios judeus para comemorar o assassinato de Gedaliah Ben Achikam, o governador de Israel durante os dias de Nebuchadnetzar rei da Babilônia. Como resultado da morte de Gedalias de os últimos vestígios de autonomia da Judéia após a conquista da Babilônia foram destruídas, milhares de judeus foram mortos, e os judeus remanescentes foram levados para o exílio final. O jejum é observado no dia imediatamente após Rosh Hashaná, o terceiro de Tishrei. Nos escritos proféticos este jejum é chamado de 'Velozes do Sétimo' em alusão ao Tishrei, o sétimo mês.
Ao Nebuchadnetzar rei da Babilônia, destruída Santuário do Templo em Jerusalém e exilou o povo judeu para a Babilônia, ele permitiu que um remanescente empobrecidos permanecer na terra e Gedalias Ben Achikam como seu governador. Muitos judeus que tinham fugido para Moabe, Amom, Edom, e outras terras vizinhas voltaram para a terra de Judá, tendiam as vinhas dadas a eles pelo rei da Babilônia, e desfrutou de uma trégua novo após a sua opressão antes. Rei de Amon no entanto - hostil e invejoso do remanescente da Judéia enviou um judeu leal, Yishmael Ben Netaniah, para assassinar Gedalias. No sétimo mês (Tishrei) Yishmael vieram a Gedalias, na cidade de Mitzpa, e foi recebido cordialmente. Gedalias tinha sido avisado da intenção assassina de seu convidado, mas recusou-se a acreditar que seus informantes na crença de que seu relatório foi mera calúnia.
Yishmael assassinado Gedaliah, juntamente com a maioria dos judeus que tinham se juntou a ele e os números de babilônios quem o rei da Babilônia, deixara com Gedalias. Os judeus restante temia a vingança do rei babilônico e fugiu para o Egito. sobreviver O remanescente de judeus foi, assim, dispersa ea terra ficou desolada. Em memória de essas tribulações, nossos Sábios instituíram o "jejum do sétimo 'no dia do assassinato de Gedalias no sétimo mês. Há uma opinião que Gedalias foi morto no primeiro dia de Tishrei, mas o jejum foi adiada até depois de Rosh Hashaná, o jejum desde é proibido durante um festival.
Em relação a este dia de jejum, os rabinos disseram que o seu objectivo é o de estabelecer que a morte dos justos é comparada à queima da casa do nosso Deus.Assim como eles ordenaram um jejum após a destruição do Santuário, da mesma forma que eles reservar um rápido após a morte de Gedalias. quando Rosh Hashaná cai na quinta-feira e sexta-feira, o jejum é adiado até domingo, já que nenhum jejum público é observada no Shabat com a exceção do Yom Kippur.
O jejum é observado desde o amanhecer até as estrelas aparecem à noite. O cantor inclui o Anenu oração na repetição da Amidá Shachrit. Um Rolo de Torá é retirada (da arca o) os treze atributos divinos são ditas e as passagens são Vayechal ler a Torá (Shemot 32: 14 e 34: 1-10).
Post a Comment