Header Ads

Sincretismo no cristianismo


Não ir além do que está escrito

A culpa não é só dos lideres, pois o povo quer exatamente o que eles querem.

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si mestres conforme as suas próprias concupiscências;"
II Timóteo - [Timoteous Bet] טימתאום ב (honrando a Deus) – 04.3 Fonte: ORBI


"E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por ahavah de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro." I Coríntios - קורנתי א [Qorintyah Alef] – 04.6 Fonte: ORBI

Cristianismo (do grego Xριστός, "Christós", messias) é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Yeshua (Jesus) de Nazaré, tais como são apresentados na Nova Aliança. A fé cristã acredita essencialmente em Yeshua (Jesus) como o Cristo, Filho de Elohim (Deus), Salvador e Senhor. 

A religião cristã tem três vertentes principais: 
- Catolicismo Romano (subordinado ao bispo romano), 
- Ortodoxia Oriental (se dividiu deRoma em 1054 após o Grande Cisma) 
- Protestantismo (que surgiu durante a Reforma do século XVI). 

O protestantismo é dividido em grupos menores chamados de denominações. Os cristãos acreditam que Yeshua (Jesus) Cristo é o Filho de Elohim (Deus) que se tornou homem e o Salvador da humanidade, morrendo pelos pecados do mundo. Geralmente, os cristãos se referem a Yeshua (Jesus) como o Cristo ou o Messias.

Com a falta de conhecimento e a aproximação de alguns religiosos cristãos com outras formas de pensar surgiu o sincretismo religioso dentro do cristianismo. 
Hoje temos práticas de umbanda, candomblé e até do espiritismo dentro do cristianismo. 

Fica cada vez mais forte e evidente esse sincretismo com a manifestação de práticas litúrgicas que nada tem há ver com a bíblia e práticas apostólicas, o que antes era um culto racional tornou-se um centro de emocionalismo exacerbado

O movimento pentecostal, por exemplo é um dos grandes responsáveis por praticas sem nenhum controle e tudo o que se pensa ou se faz passa a ser adotado por outros movimentos sem nenhum controle ou base nas escrituras.

A cada dia surge uma Igreja com praticas oriundas de outras religiões e por desconhecimento ou conveniência financeira tende a proclamar um evangelho totalmente diferente  do que foi proposto pelos pais da Igreja e pelo Cristianismo.


Por Daniel Alves Pena

Nenhum comentário