Header Ads

Deus não tem tempo para as nossas crises existenciais



Elias foi para o INSS celeste.

"E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.
E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.
Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar." [1 Reis 19:14-16]
As crises existenciais não têm hora, lugar ou uma razão específica para estourar. De uma forma geral, tudo pode ser motivo para ela chegar de mansinho e se apoderar dos nossos pensamentos: uma página em branco, odiar o emprego, não arranjar uma namorada bacana (ou até uma que nem seja tão bacana assim...), uma família estranha, a aparência fora do padrão – ou tudo isso ao mesmo tempo. Essas são castrações modernas suficientemente poderosas para desequilibrar qualquer cidadão. E os resultados delas podem variar entre choros parciais, choros constantes, depressão e até, nos casos extremados, suicídio.
“Mas como ninguém pensou em solucionar isso antes?”. Desde Sócrates, pelo menos. Tanto que o ato de filosofar surge, de certa forma, dessa premissa: a de observar, investigar e compreender toda a miscelânea de sentimentos que formam o Homem.

Quando Yeshua pergunta: O que eles pensam de mim, Yeshua estava adicionando fatos e dados a sua filosofia. Compondo uma ideia, gerando visão. Literalmente filosofando
Somos compostos de e essências, corpo alma e espírito.(tricotomia)

"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração." Hebreus 4:12

Yeshua sabendo disso para resolver os dilemas da alma nos deu uma excelente solução, negar a si mesmo, o eu. Porem é muito complexo essa negação ou castração.
Isso precisa ser feito por partes, passo a passo.
Yeshua aplicou isso com:

Nicodemos
Observe que no texto abaixo Yeshua não diz nascer da Alma e sim do Espírito.
Para que isso aconteça à alma (o ser) precisa mudar hábitos enfrentar traumas e paradigmas da assistência. Isso é comportamental, logo nesse caso a oração ajuda, porem a tomada de posição e mudança de hábitos é que irão marcar essa mudança.
Yeshua não o mandou fazer 7 jejuns, subir ao monte ou orou por ele, apenas sugestionou a mudança de comportamento.
Mudando a semente, muda-se o fruto.

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” [João 3:3-6]

O Jovem Rico.
Novamente Yeshua sugestiona a mudança de comportamento “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.”
Novamente Yeshua não o mandou fazer 7 jejuns, subir ao monte ou orou por ele, apenas sugestionou a mudança de comportamento.
Mudando a semente, muda-se o fruto.

“E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.” [Mateus 19:17-23]

Não estou aqui ensinando que oração, jejum não tem o seu valor apenas que precisamos aplicá-los no momento certo.
Eu não posso abrir uma garrafa de vinho com um Serrote.

“Bem que assim me parece a mim, mas pode ser que outro tenha mais entendimento
do que eu”.

Em amor, por Daniel Alves Pena

Nenhum comentário